A XIV Conferencia Anual do Turismo decorre na próxima sexta-feira, 12, no Funchal


Com o tema “Resiliência e Recuperação”, o Centro de Congressos do Casino da Madeira receberá na próxima-sexta, 12 de Novembro, a XIV Conferência Anual do Turismo (CAT), naquele que será mais um momento de debate e reflexão sobre os desafios de uma actividade que, não só é ainda o motor da economia regional, como foi o mais afectado pela pandemia que ainda nos assola.
A 14.ª edição da conferência, organizada pela Delegação Regional da Madeira da Ordem dos Economistas, contará na abertura com o secretário regional do Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, e no encerramento com o Bastonário da Ordem dos Economistas, Rui Leão Martinho. O presidente da Delegação Regional, Paulo Pereira, fará a intervenção de abertura.
Associado ao tema deste ano foi escolhida a lagartixa como símbolo desta CAT “pela analogia ao acto de autonomia que caracteriza este animal tão comum na Região Autónoma da Madeira”, salienta a organização. “De facto, ela decide perder o próprio rabo para sobreviver, voltando o mesmo a crescer. E o turismo da RAM? Como ocorrerá?”, questionam.

A Conferência terá dois painéis

Tal como indica o tema da CAT, esta será dividida em dois painéis. A primeira será sobre “Resiliência”, com as intervenções e análises de Rui Constantino, Economista Chefe do maior banco privado a operar em Portugal, o Santander, e de Cristina Cabral Ribeiro da PwC (PricewaterhouseCoopers), uma das chamadas ‘big four’ de consultoria, auditoria e contabilidade. “O objectivo passará por analisar os impactos no sector do turismo dos confinamentos decretados ao abrigo do ‘Covid-19’ e que sinais de recuperação já se sentem e que tendências”, sinaliza.
Já no que toca à “Recuperação”, com as intervenções de três madeirenses com profunda presença profissional do sector, nomeadamente Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, João Welsh, presidente do Conselho de Administração da corretora de seguros CBK Holding, e Sérgio Costa, gerente de operações do grupo Four Views Hotels, que vão procurar “perceber a recuperação, se é em continuidade ou em disrupção, se é conjuntural ou estrutural, que oportunidades e riscos terá o que se sabe do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) para o sector na Madeira”.
A organização espera que, “no seguimento das treze edições anteriores, os conteúdos debatidos contribuam de forma real para tomadas de acção reais que levem ao aumento da produtividade do sector do Turismo de forma duradoura e consistente, aumentando com isso o bem-estar dos seus agentes e da economia regional como um todo”, almeja.

Limitações à inscrição pela capacidade da sala

Numa sala com limitações de ocupação e por ser um evento de inscrição gratuita, mas obrigatória, a XIV edição da CAT irá decorrer na sala de conferências do Centro de Congressos, que não tem a dimensão do auditório (628 pessoas). Assim, as “inscrições estão limitadas à lotação da sala, cerca de 220 participantes, dando-se prioridade à ordem de inscrição”. Estas podem ser feitas online no site da OE em www.economistasmadeira.org.
Também “devido às regras em vigor impostas pelo Governo Regional, todos os participantes devem apresentar no dia do evento, os Testes Rápidos Antigénio, que só poderão ser realizados 48h antes”, especifica. “Quando efetuar a sua inscrição receberá um email de confirmação com o envio do respetivo Código do evento para efectuar o Teste (gratuito)”, acrescenta um aspecto importante.
Para quem não puder estar presente, a CAT será transmitida em formato online, pelo que à hora do evento será colocado no site da Ordem dos Economistas o respetivo link de acesso online.

Programa da XIV CAT
Abertura
9h15 – Paulo Pereira, presidente da Direcção Regional da Madeira da Ordem dos Economistas
9h30 – Eduardo Jesus, secretário regional do Turismo e Cultura
Painel I – Resiliência
9h50 – ‘Visão Macro Económica da resiliência do Sector’, por Rui Constantino, Economista Chefe do Santander
10h20 – ‘Estado do Turismo… Alguns Caminhos’, por Cristina Cabral Ribeiro (sócia da network da PwC Legal
10h45 – Intervalo de 15 minutos
Painel II – Recuperação
11h00 – ‘Potencial de Recuperação das Vendas do Sector como um todo’, por Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal
11h25 – ‘Visão Global da Recuperação’, por João Welsh (Presidente da CBK Holding)
11:50 – ‘Skin in the game - a Recuperação na óptica de um Hoteleiro’, por Sérgio Costa, gerente de operações do Grupo Four Views.
12h20 – Sessão de Perguntas & Respostas
Encerramento
12h40 – Rui Leão Martinho, Bastonário da Ordem dos Economistas

………………………………………………

Artigo DN051121